Tem como objectivo fortalecer a coesão económica e social através da correcção das desigualdades entre as regiões. Os investimentos deste fundo dirigem-se, maioritariamente, para os seguintes domínios temáticos:
Para mais informações, clique aqui.
É o principal instrumento financeiro de apoio à promoção do emprego garantindo oportunidades de emprego para todos. O FSE investe no maior activo da Europa, o seu capital humano. O investimento ronda os 30 mil milhões de euros anuais, contribuindo para a melhoria da perspectiva de emprego para os cidadão residentes na Europa.
A Comissão Europeia e os Estados-Membros da UE definem em parceria as prioridades do FSE. Uma das prioridades consiste no aumento das competências dos trabalhadores. Também se preocupa em ajudar as pessoas de grupos desfavorecidos a conseguirem emprego. Tal faz parte da valorização da «inclusão social», um sinal do importante papel desempenhado pelo emprego na contribuição para uma melhor integração das pessoas na sociedade.
As verbas serão distribuídas da seguinte forma:
Para mais informações, clique aqui.
O Fundo de Coesão tem como alvo os Estados-Membros cujo RNB - Rendimento Nacional Bruto - por habitante seja inferior a 90% da média europeia. O seu principal objectivo passa pela redução das disparidades económicas e sociais e pela promoção de um desenvolvimento sustentável. Para o período 2014-2020, o Fundo de Coesão abrange os seguintes países: Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, República Checa e Roménia.
Os investimentos deste fundo dirigem-se, maioritariamente, para os seguintes domínios temáticos:
Para mais informações, clique aqui.
A política de desenvolvimento rural da União Europeia tem procurado dar resposta aos desafios que têm surgido no mundo rural. Em consonância com a estratégia Europa 2020 e com os objectivos da Política Agrícola Comum, definiram-se os três grandes objectivos a longo prazo a serem postos em prática na vigência do quadro europeu para 2014-2020:
Para mais informações, clique aqui.
O FEAMP é o fundo destinado ao apoio à política marítima e das pescas da UE. Este fundo tem os seguintes propósitos:
A dotação orçamental é de 5,7 mil milhões de euros.
Para mais informações, clique aqui.
Algumas ferramentas de apoio a candidaturas:
Brochura de simplicação de acesso ao financiamento da UE