Curriculum Vitae

Liliana Rodrigues                               

Eurodeputada (Partido Socialista - Portugal)

www.europarl.europa.eu/meps/en/125099/LILIANA_RODRIGUES_home.html

Página: www.facebook.com/Liliana-Rodrigues-283450328484195/?fref=ts

Universidade: www3.uma.pt/liliana/

Email: liliana.rodrigues@europarl.europa.eu


Academic Background

  • 2008 - Doutoramento em Educação na Especialidade de Currículo; Universidade da Madeira (UMa);
  • 2003- Mestrado em Educação na área de Supervisão Pedagógica; Universidade da Madeira (UMa);
  • 1998- Pós-Licenciatura em Ramo de Formação Educacional – Filosofia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa (UNL);
  • 1996- Licenciatura em Filosofia; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa (UNL).


Political Background

  • 2011-2015 – Presidente do Laboratório de Ideias da Madeira
  • 2014 to... - Membro Eleito para o Parlamento Europeu (S&D, Portugal)


Professional Background

  • 2014 to...- Professora auxiliar com nomeação definitiva do Centro de Competência de Ciências Sociais (CCCS), Departamento de Ciências da Educação (DCE), UMa;
  • 2004 to...- Investigador integrado do Centro de Investigação em Educação (CIE) - UMa/Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT);
  • 2004-2008- Investigador na FCT;
  • 2000-2007- Assistente no DCE-UMa;
  • 2002-2004- Professora do ensino profissional nível III;
  • 1998-2004- Professora de Filosofia, Psicologia e Sociologia no ensino secundário.


General Professional Background 

Liliana Rodrigues é Professora e Investigadora na Universidade da Madeira (UMa), tendo leccionado como Professora convidada em Universidades espanholas e brasileiras.

É também investigadora do CIE-UMa / FCT e conta com mais de 50 estudos publicados.

Liliana Rodrigues colaborou em mais de 30 orientações científicas de estudantes nacionais e internacionais e participou como oradora convidada em mais de 60 conferências, com destaque para sua participação na conferência do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, a convite do governo brasileiro de Lula da Silva (2009).

Foi coordenadora do programa ERASMUS no DCE-UMa, membro do Follow-up Report – University of Madeira 2012, Institutional Evaluation Programme/ Associação Europeia de Universidades e responsável pela cooperação com universidades cubanas, espanholas e irlandesas.

Liliana Rodrigues exerceu diversos cargos de gestão na UMa, incluindo o de Directora do Curso de Ciências da Educação. Está fortemente ligada à problemática da qualificação educacional, formação e emprego e por isso aceitou o desafio de coordenar o Centro de Desenvolvimento Académico da Universidade da Madeira.

Foi presidente do "LI-M - Laboratório de Ideias da Madeira" de 2011 até 2015, Secretária da Assembleia Geral da "Associação da Madeira de Bem-Estar Animal" e membro da organização "Presença Feminina".

As suas áreas de trabalho enquanto Eurodeputada são o desenvolvimento regional, a igualdade de género e a cultura e educação.

Twitter